Laboratório Andradas Análises Clínicas

Dúvidas

Esclareça as suas dúvidas sobre exames aqui

Este é mais um canal para você se comunicar conosco. No Laboratório Andradas, seus comentários fazem toda a diferença e teremos o maior prazer em responder. Verifique se sua dúvida já foi respondida na seção Dúvidas.

  • A alimentação também interfere nos resultados de colesterol e triglicérides?

    Sim, mas principalmente no de triglicérides. Uma pessoa com triglicérides elevadas e que adota uma dieta rígida na véspera do exame terá um resultado falsamente diminuído. Outra com triglicérides normais, mas que tenha consumido alimentos ricos em calorias no dia anterior, apresentará resultado falsamente elevado.

  • Água "quebra" o jejum?

    Não. Mas convém tomar com moderação. O excesso interfere nos exames de urina. Se seu exame envolve algum tipo de anestésico, você não poderá ingeri-la.

  • Aspirina altera resultados de exames?

    Com certeza. Aspirina é o nome popular do ácido acetilsalicílico. Ela está presente em muitos analgésicos e antitérmicos, tais como AAS, Buferin, Doril, Melhoral, Aspirina Forte, Cibalena, Doloxene-A e Aspirina C. Mas também em antiácidos (Alka-Seltzer e Engov), onde está associada a outras substâncias farmacológicas. Por isso, guarde bem: todos os remédios com ácido acetilsalicílico interferem nos exames de coagulação do sangue. Em altas doses, podem diminuir os valores totais de tiroxina ou T4, um dos hormônios da tireóide.

  • Bebida alcoólica pode alterar resultados de exames?

    Sim, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. O ideal antes da realização do exame, é ficar três dias sem ingerir bebida alcoólica alguma. Importante: o álcool também pode alterar o colesterol.

  • Crianças precisam de jejum para a coleta de exames?

    Preferencialmente sim. Lembrando que, o tempo de jejum varia de acordo com a faixa etária e o exame. Se o paciente for lactente, sugere-se que a colheita seja feita no intervalo entre mamadas. Informe-se no laboratório ou com seu médico para obter o tempo de jejum adequado para o exame.

  • E fumar antes de fazer exame, tudo bem?

    De forma alguma! Principalmente se forem testes de agregação plaquetária, curva glicêmica ou exame ergométrico.

  • Esforço físico atrapalha os exames laboratoriais?

    Alguns, sim. Exemplo da glicemia e dosagem de fator VIII de coagulação. Antes de fazê-los, o paciente não pode ter se submetido a qualquer esforço físico. Relembrar sempre: os exames laboratoriais são padronizados para a realização em condições ideais, bem definidas. A esta condição, chamamos de “Valores Basais”. Em consequência, testes realizados após esforços físicos não estarão em conformidade com os valores referenciais.

  • Exame de sangue tem que ser sempre em jejum?

    Nem todos. Entretanto, muitos deles possuem tempo de jejum OBRIGATÓRIO e é variável de acordo com a literatura e com os trabalhos para este fim. Consulte o laboratório ou o seu médico antes do dia da realização do teu exame.

  • Exames que pedem jejum têm de ser feitos sempre de manhã?

    Preferentemente sim, porém algumas situações requerem urgência na realização dos mesmos. Com a anuência do médico solicitante podem ser realizados a qualquer hora.

  • Menstruação interfere nos exames?

    Sim, por exemplo, no de urina. Por isso, o ideal é realizá-lo fora do período menstrual. Entretanto, se urgente, a urina pode ser colhida, adotando-se dois cuidados: assepsia da região genital na hora da colheita e o uso de tampão vaginal. Importantíssimo que se evite a contaminação com sangue menstrual.

  • Mulher menstruada pode fazer exame de sangue?

    Sim, qualquer um deles. Porém, diversos hormônios e algumas proteínas séricas variam durante o ciclo menstrual. É fundamental que o médico saiba em que período do ciclo aqueles exames foram realizados.

  • No caso de exame de urina, tem que ser a "primeira da manhã"?

    De preferência sim, pois a primeira urina da manhã é mais concentrada. Caso o seu médico solicite com urgência, a urina poderá ser colhida em qualquer horário do dia, e na medida do possível, permanecer de três a quatro horas sem urinar. Isto proporcionará o volume e concentração ideais para uma boa amostra. O frasco deve ser apropriado ao exame solicitado, fornecido pelo laboratório ou adquirido em farmácia. Pacientes submetidos a exame radiológico com contraste devem aguardar um período de 48 horas para realizá-lo.

  • Para colher o exame de fezes, a pessoa precisa estar em jejum?

    Não. Também não precisa ser a primeira evacuação do dia. Isso vale para a maioria dos exames de fezes. Alguns deles devem ser enviados ao laboratório o mais breve possível. Para a comodidade do cliente o material pode ser colhido em casa, sem prejuízo algum, desde que num frasco apropriado e seguindo as orientações do laboratório.

  • Pode-se fazer exame de sangue com gripe, resfriado ou febre?

    Sim. Alguns exames, aliás, são solicitados exatamente porque a pessoa está com febre ou a Síndrome Gripal. Em algumas circunstâncias, a doença responsável pela febre pode interferir nos exames destinados a avaliar aspectos metabólicos e/ou imunológicos. Por isso, sempre consulte o seu médico antes de fazer o exame.

  • Por que devemos desprezar o primeiro jato de urina quando vamos fazer o exame?

    O primeiro jato de urina traz células e secreção que podem estar presentes na uretra, principalmente se existirem processos inflamatórios e/ou infecciosos chamados de "uretrites". Quando se está preocupado com uma possível infecção urinária, é importante que o material examinado não seja "contaminado" com o que estiver na uretra. Desprezar o primeiro jato elimina bastante esta contaminação e o jato médio, representa bem o material contido na bexiga.

  • Por que quando se coleta sangue para exames, às vezes o local fica roxo?

    Isso se chama hematoma: extravasamento de sangue para fora dos vasos. Ele pode ocorrer em situações tais como: veias finas, delicadas, com muita pressão; falta de boa compressão no local da punção, transfixação do vaso e uso de algum medicamento que interfira na coagulação do sangue.

  • Remédios interferem em exames laboratoriais?

    Alguns, sim. Os antibióticos e os anti-inflamatórios, por exemplo, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em exames pré-operatórios. Portanto, todos os remédios em uso deverão ser comunicados ao atendente na recepção. Caso algum deles possa interferir no resultado, o médico deverá ser comunicado e indicar o momento adequado da coleta.

  • A urina só pode ser colhida no laboratório?

    Não. Poderá ser colhida em casa desde que siga as orientações de assepsia, de coleta e de envio.